Campanha ‘multa’ motoristas no trânsito para convencê-los a ir de trem
A Comboios de Portugal fez uma campanha curiosa para atrair mais passageiros aos seus trens: “multar” motoristas que estão dirigindo em velocidade muito baixa, por estarem presos no trânsito.
Para isso, a operadora instalou radares que medem o ritmo do tráfego em vias do Porto e de Lisboa. Quando a velocidade fica muito baixa, agentes da empresa entregam bilhetes aos condutores.
A multa na verdade é um convite: ela pode ser trocada por um passe mensal, que dá direito a usar os trens de forma gratuita por um mês. Ao todo, foram distribuídos 3.000 vales. A ação foi realizada no primeiro semestre de 2018.
A campanha foi uma forma de tentar convencer os motoristas a trocar o carro pelo serviço lusitano de trens que, embora não pegue trânsito, costuma ter alguns atrasos.
No Brasil, o transporte público tem perdido passageiros. Segundo a NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), houve queda de 9,5% no número de passageiros em 2017, na comparação com o ano anterior. Isso representa, em média, 3,6 milhões de viajantes a menos por dia.
Ações criativas, promoções e outras mudanças, como oferecer descontos, criar novas linhas e assegurar melhores condições de viagem, poderiam ajudar a reverter estes números.