5 ideias simples que podem ajudar a aumentar as visitas a museus

Pequenos estímulos podem ajudar os museus a atrair mais público, como aumentar sua divulgação no transporte público, ampliar os horários de abertura e vender ingressos em combos com outras atrações. A seguir, cinco ideias usadas em várias cidades do mundo que podem dar aquela forcinha para que mais pessoas incluam uma visita ao museu em seus planos para o fim de semana ou para a próxima viagem de férias.

 

1. Divulgação no transporte público
Em cidades como Paris e Toronto, estações de metrô próximas a grandes museus tem as paredes decoradas de forma diferente, com obras de arte e pinturas, o que desperta o interesse em ir visitá-los. A instituição também é incluída no nome da parada e nos mapas da rede. Em junho, Madri anunciou que irá mudar o nome da estação Atocha do metrô para “Estación del Arte”, pois ela fica perto dos museus do Prado e Reina Sofia.

Em São Paulo, há o metrô Trianon-Masp, mas quem vem de fora nem sempre entende de primeira que “Masp’ se refere a um museu.

Estátuas na estação Museum, em Toronto, no Canadá (Tony Hisgett/Wikimedia Commons)

2. Pacotes combinados de ingressos
Cidades que recebem muitos turistas, como Nova York e Barcelona, vendem combos de ingressos. Um visitante interessado em conhecer o Empire State precisa pagar US$ 57 (R$ 236) se quiser subir ao topo do prédio, mas também pode comprar um pacote que inclui o edifício e mais cinco atrações por US$ 116 (R$ 482). A lista une atrações turísticas, como a Estátua da Liberdade, e museus como o de História Natural e o Guggenhein. O desconto gera um estímulo para ir a mais lugares do que o planejado inicialmente.

3. Entrada grátis, mas em dias acessíveis
É comum que os museus ofereçam entrada livre em alguma data, mas nem sempre é uma opção que favoreça quem trabalha ou estuda. No Masp, por exemplo, não se cobra ingresso de terça e quarta-feira. Na Pinacoteca paulistana, o acesso é livre aos sábados, dia em que mais gente pode ir. Em Paris, museus como o Louvre são gratuitos no primeiro domingo do mês.


4. Horário estendido 
É comum que os museus fechem cedo, o que impede uma visita depois do trabalho, por exemplo. Durante alguns anos, a Pinacoteca de São Paulo ficava aberta até 22h às quintas-feiras, mas a prática foi encerrada.  Diversas instituições do mundo recebem visitantes à noite em ao menos um dia da semana.

5. Valorizar a área externa
O vão livre do Masp é tão ou mais famoso do que a instituição acima dele, assim como a pirâmide de vidro do lado de fora do Louvre. Esses lugares se tornaram pontos turísticos por si só e ajudam a atrair atenção para a instituição.

 

Área externa do Museu do Louvre (Rafael Balago/Folhapress)