Banco de rua carrega celulares com energia solar e monitora arredores

Bancos de rua com tomadas USB e câmeras estão sendo instalados em algumas cidades da Europa, como Bratislava, na Eslováquia. Um deles, chamado Steora, tem um sistema de captação de energia solar e várias outras funções, como medir a qualidade do ar.

A energia usada para recarregar celulares vem do sol: há conectores nas laterais e um ponto para aparelhos de carga sem fio. Segundo o fabricante, a absorção de energia solar é possível mesmo enquanto há pessoas sentadas no banco.

O aparato oferece ainda conexão wi-fi e pode ter uma tela na lateral, para exibir anúncios ou alertas públicos.

O Steora também se propõe a ser uma ferramenta de monitoramento: há espaço para receber até quatro câmeras para monitorar o que se passa ao redor e sensores para registrar a temperatura, a umidade do ar e o nível de chuva do local.

Superfície capta energia solar (Rafael Balago/Folhapress)

O Steora foi criado pela Include, uma start-up da Croácia, e tem unidades em cidades como Budapeste, Praga, Dubai e Estocolmo.

Embora seja um banco diferente dos outros, não fica claro logo de cara que ali há serviços como recarga e wi-fi. Nas cinco vezes em que o autor deste blog passou por eles nas ruas, em apenas uma havia uma pessoa usando a tomada.

Depois do wi-fi público se tornar comum em várias praças, assentos com carregadores podem ser uma boa ideia pra facilitar a vida de quem usa muito o celular na rua.  E bancos normais, daqueles sem tecnologia, também fazem falta nas calçadas de muitas cidades do Brasil.

Banco pode ter uma tela lateral (Rafael Balago/Folhapress)