Programa dá créditos de celular para quem anda muito de ônibus

Em Minas Gerais, um programa de milhagem para passageiros de ônibus permite trocar pontos por recargas de celular, descontos em lojas e viagens grátis.

Chamado Ecobonuz, ele opera em seis cidades mineiras, incluindo Varginha e Ipatinga. O negócio começou a operar em novembro de 2017 e hoje tem cerca de 30 funcionários, sediados em Belo Horizonte.

Cada cidade tem suas regras de milhagem, mas de modo geral, cada real gasto em passagens equivale a um ponto. Quando a pessoa recarrega o bilhete do ônibus, ganha mais pontos.

Ao comprar em lojas online, também recebe milhas, numa proporção que pode chegar a 4 unidades por real gasto.

Ação de divulgação em Ipatinga, MG (Divulgação)

“A pessoa também pode ganhar mais pontos ao fazer viagens fora do horário de pico”, diz Marcus Vasconcelos, 27, coordenador de marketing da Ecobonuz. “É uma forma de estimular as pessoas a usarem mais os ônibus quando eles estão mais vazios.”

Com cerca de 800 pontos, o usuário pode adquirir uma recarga de celular de R$ 15. Créditos telefônicos são a troca mais comum feita pelos usuários. Há também micro-recompensas, como o acesso à conexão wifi dentro dos coletivos.

Os benefícios são custeados pelas empresas de ônibus, que buscam maneiras de manter seus clientes. O número de passageiros dos coletivos municipais vêm caindo. Em 2017, a queda foi de cerca de 3,6 milhões de viagens por dia em todo o país, segundo dados do setor.

Para as cidades menores, a ideia é que a chance de ganhar prêmios aumente o uso de pagamento das passagens via cartões como o bilhete único, em vez de dinheiro vivo. Nas metrópoles, onde o pagamento eletrônico já é disseminado, os benefícios podem ajudar a fidelizar os passageiros, que também são alvo de promoções feitas por aplicativos de transporte como Uber e 99.