Metrô de Tóquio dará comida grátis para quem embarcar antes do horário de pico
O metrô de Tóquio lançou uma estratégia para tentar reduzir a lotação dos trens no horário de pico: dar vales-comida para quem chegar mais cedo, antes do horário de pico da manhã.
O teste está sendo realizado entre os dias 21 de janeiro e 1 de fevereiro, em algumas estações da cidade.
Para participar, os passageiros precisam embarcar antes do horário estipulado, que varia de acordo com cada parada, e pegar um cupom. Ao fazer isso em dez dias diferentes, terão direito a um vale-comida, cujo prêmio vai depender de quantas pessoas participarem.
Se ao menos 2.000 viajantes aderirem, o prêmio será um vale-tempurá (vegetais empanados e fritos). Caso 2.500 cumpram a meta, o cupom dará direito a uma tigela de soba, macarrão típico. E se mais de 3.000 passageiros se animarem a viajar mais cedo, o prêmio será um combo com os dois pratos.
A campanha também teve o apoio de cerca de mil empresas, que permitiram aos funcionários chegar e sair mais cedo do trabalho, ou dar expediente de casa.
Os trens da capital japonesa operam no limite da capacidade. Embora a operação seja considerada segura, quase não há espaço para se mexer no horário de pico.
O metrô de Tóquio transporta diariamente 7,2 milhões de pessoas. Como comparação, o metrô de São Paulo levou em média 3,7 milhões de passageiros por dia em 2018.