São Paulo terá aluguel de bicicletas elétricas nas ruas a partir desta segunda
Nesta segunda (11), entra em operação em São Paulo o primeiro serviço de empréstimo de bicicletas elétricas nas ruas da cidade.
O serviço será oferecido pela Yellow, que aluga também bicicletas comuns e patinetes elétricas no modelo sem estação. Os veículos podem ser emprestados e devolvidos em qualquer ponto, dentro de uma área delimitada.
As bikes elétricas poderão ser usadas na mesma região onde hoje são disponibilizadas as patinetes da Yellow, nas zonas sul e oeste, que inclui as avenidas Paulista e Faria Lima e bairros como Pinheiros, Itaim Bibi e Brooklin.
O uso dos veículos é monitorado por GPS. Caso o cliente termine a viagem em uma parte da cidade fora da zona demarcada, é cobrada uma taxa extra de R$ 30.
Cada liberação, feita via aplicativo, custará R$ 5, mais R$ 0,40 por minuto de uso. O serviço poderá ser usado entre 8h e 21h. Como comparação, o empréstimo de bikes normais da Yellow custa R$ 1 a cada 15 minutos.
A assistência fica sempre ligada, mas só entra em ação conforme o usuário pedala. Assim, o ciclista faz bem menos esforço e consegue percorrer distâncias mais longas sem se cansar.
“O motor ajuda a chegar até a velocidade de 25 km/h. O ciclista pode ir mais rápido, mas aí depende dele mesmo”, explica João Ludgero, diretor de operações da Yellow.
A bicicleta tem a cor preta, em vez de amarelo, e é bastante leve. A bateria fica escondida embaixo da cesta e tem autonomia para até 50 km.
Em um teste realizado por este blog, a ajuda elétrica entrou em ação de forma suave e rápida. A parte elétrica ajuda a dar a partida de forma mais ágil, algo especialmente útil quando o semáforo abre, por exemplo, e para vencer subidas.
Em bikes elétricas, é comum sentir um tranco quando o motor entra em ação, algo que não ocorreu neste modelo.
Nas bicicletas públicas de cidades como Madri e Lisboa, há botões para que o usuário escolha qual nível de assistência deseja. No modelo da Yellow em São Paulo, há uma configuração padrão para o nível intermediário, que não pode ser alterada pelo ciclista.