Capão Redondo, na periferia de SP, terá empréstimo de bicicletas sem estação

Ainda inexistente nas periferias de São Paulo, o serviço de empréstimo de bicicletas sem estação passará a ser oferecido no Capão Redondo, na zona sul, a partir de 25 de maio.

O serviço será oferecido pela Yellow, em uma área que abrange o centro do bairro e a estação João Dias do metrô, onde vivem cerca de 130 mil pessoas.

A região será atendida inicialmente por 200 bicicletas e terá tarifa 50% menor do que no resto da cidade: R$ 1 a cada meia hora.

A nova área de atuação é uma espécie de ilha, sem conexão com a região principal onde o serviço opera, que engloba partes das zonas oeste e sul da cidade, com bairros como Pinheiros e Vila Olímpia.

Como no resto da cidade, o uso poderá ser feito sem cartão de crédito ou conta em banco. Haverá venda de créditos pre-pagos em comércios locais.

O serviço funcionará das 6h às 22h. “Durante a noite, as bikes serão guardadas pelos comerciantes, os mesmos que farão a venda dos créditos”, disse ao blog Avenidas Marcelo Loureiro, diretor geral no Brasil da Grow, dona da Yellow.

Loureiro conta que foi feito um trabalho de dois meses na região para conversar com a comunidade e buscar a melhor maneira de operar ali.

A área no Capão será a primeira região das periferias de São Paulo a receber um serviço de empréstimo nos mesmos moldes do que é oferecido nas áreas centrais.

Embora São Paulo possua sistemas públicos de empréstimo de bicicletas desde 2012, essa facilidade sempre esteve longe das periferias. A exceção é um projeto do Bike Sampa, que permite empréstimos de até 12 horas em Cidade Tiradentes, na zona leste.

Uma das razões é o medo das empresas de que haja furtos e depredação.

“Bandido não enche ônibus. E todos os dias de manhã tem ônibus lotados nas periferias”, disse Ferréz, autor de livros sobre as periferias que foi contratado pela Yellow para ajudar a empresa a entender a realidade das quebradas.

“Queremos provar que pode dar certo. Sabemos que se sumirem dez, estamos ferrados”, comentou Ferréz, escritor de “Capão Pecado”, entre outros livros.

Loureiro também disse ao blog que planeja expandir o serviço de aluguel de patinetes elétricas para os bairros de Santana, na zona norte, e Anália Franco, na zona leste, nos próximos 60 dias.