Paris tem rodoviária camuflada dentro de parque
No parque de Bercy, em Paris, é comum ver pessoas andando com malas ou sentadas com as bagagens na grama, enquanto esperam. Ali, portas meio escondidas entre quadras esportivas e um jardim elevado dão acesso à uma rodoviária, de onde partem ônibus para o interior da França e países vizinhos, como Bélgica e Espanha.
A rodoviária fica parcialmente enterrada, um pouco abaixo do nível do solo. Seu teto é coberto por jardins e uma escadaria, que disfarça bem o que há por baixo. O parque é silencioso e não se ouve ali nenhum sinal dos ônibus.
O parque foi criado na década de 1990, a partir da recuperação de áreas antes usadas por comerciantes de vinhos, e fica na parte sul da cidade, a meia hora de caminhada da catedral de Notre-Dame, um dos pontos mais conhecidos da cidade.
Rodoviárias subterrâneas são comuns em outras cidades do mundo. Em Nova York, a Penn Station, de onde partem trens regionais, é totalmente escondida. A estação original foi demolida nos anos 1960, o que liberou espaço para a construção de prédios, mas gerou críticas por destruir um prédio de valor histórico. Outra estação local que seguiu de pé, a Grand Central, é um dos símbolos da cidade.
No entanto, rodoviárias como a Barra Funda e o Tietê possuem pouco valor arquitetônico e ocupam grandes áreas que poderiam ter outros usos. O modelo de rodoviária subterrânea também poderia ser adotado para a criação de paradas menores em outros bairros da cidade.
Governo e Prefeitura São Paulo têm planos de conceder terminais de ônibus urbanos à iniciativa privada, com a expectativa de que esses terrenos valorizados despertem interesse comercial e abriguem shoppings ou prédios. Com bons projetos, como mostra Paris, esses espaços poderiam dar lugar a mais verde.