Por que os ônibus de São Paulo estão perdendo as cores?
Nas últimas semanas, começaram a circular novos ônibus na cidade de São Paulo, pintados apenas na cor prata. Desde 2004, o município adota um padrão de oito cores diferentes em sua frota, uma para cada região da cidade.
O blog perguntou à SPTrans qual a razão disso. A resposta foi que a mudança “visa não gerar custos extras e retrabalho com a pintura dos veículos para atenderem a nova rede prevista na licitação em curso”.
A prefeitura paulistana, sob gestão de Bruno Covas (PSDB) realiza uma licitação para definir as empresas que vão operar os ônibus, mas o processo se arrasta desde 2013. Em maio, a duração do contrato, de 20 anos, foi questionada na Justiça e o processo foi travado novamente.
Quando a licitação terminar, deverá ocorrer uma reorganização das linhas. Além dos dois tipos atuais (estrutural e local), haverá um terceiro modo, chamado de articulador, com ônibus de tamanho médio. As novas cores previstas não foram reveladas.
O padrão de oito cores começou a ser abandonado em 2015, quando a prefeitura, sob gestão de Fernando Haddad (PT), passou a pintar de prata os ônibus super articulados A ideia, na época, era destacar os veículos que circulam em corredores e aproximá-los da aparência do metrô.
A cidade de São Paulo teve vários padrões de pintura de ônibus nas últimas décadas. Nos anos 1970 e 1980, havia o design chamado de saia e blusa: a metade de baixo trazia a cor da região atendida, e a de cima era escolhida pela empresa. Disso surgiam combinações curiosas, como verde-abacate e laranja. A numeração das linhas vem dessa época, e reflete uma divisão da cidade que não existe mais.
Nos anos 1990, foi adotado o modelo de pintura branca com uma faixa vermelha ou verde. Ele foi trocado em 2004, quando começou o modelo atual, implantado na gestão de Marta Suplicy (PT).
A pintura dos coletivos é uma fonte de informação para os usuários, capaz de facilitar o uso do transporte: dá para ver de longe se o ônibus certo está chegando, e também indica rapidamente para que parte da cidade aquele coletivo vai.
O sistema de oito cores ajuda a achar o ônibus nas áreas centrais, mas não nos bairros, pois na maioria deles quase todos tem a mesma aparência.
“Os ônibus carecem de uma identidade visual forte e bem planejada. O código cromático (…) mais colore a paisagem do que orienta os usuários. Sendo móveis, os veículos embaralham as cores-código por toda a cidade; tais cores, sozinhas e representando áreas imensas, pouco informam e somente acrescentam mais ruído ao ambiente”, critica Celso Carlos Longo Jr, mestre em arquitetura pela USP, em seu livro “Design Total”, de 2007, que analisa a identidade visual do transporte público paulistano.
O estilo dos ônibus também ajuda a formar a imagem de cada lugar: os modelos vermelhos de dois andares de Londres se tornaram um símbolo reconhecido no mundo todo. Na capital inglesa, assim como em Nova York (onde a pintura é branca com uma faixa azul), Paris (verde, branco e preto) e Berlim (amarela), toda a frota possui as mesmas cores.
Em Buenos Aires, há pinturas totalmente diferentes entre as linhas, algumas delas bastante espalhafatosas.
No Brasil, mudar a cor dos coletivos também é estratégia de marketing político. É comum que prefeitos ordenem pinturas totalmente novas ao tomar posse ou quando as eleições se aproximam.