Cartão da biblioteca dá entrada grátis em museus e outras atrações de Nova York

Usuários das bibliotecas de Nova York têm direito a ingressos grátis para cerca de 70 atrações culturais na cidade, incluindo alguns dos museus mais conhecidos do mundo, como o Metropolitan e o de História Natural. A entrada nestes lugares custa em torno de US$ 20 (R$ 83).

O programa, chamado Culture Pass, foi iniciado em julho de 2018. Em seu primeiro ano, mais de 70 mil pessoas se cadastraram, segundo o New York Times.

Para se inscrever na rede de bibliotecas de Nova York, é preciso ser morador do estado ou estar estudando ou trabalhando na cidade.

Além dos museus, o programa dá entradas para áreas verdes, como o Jardim Botânico do Brooklin, alguns espetáculos e espaços mantidos por sociedades de história e cultura estrangeira. O Culture Pass também dá acesso prioritário a atrações que já são gratuitas, mas que geram filas para a retirada de ingressos.

Interior da principal biblioteca de Nova York (Dominick Reuter/AFP)

Os usuários podem imprimir as entradas grátis por meio de um site. Há quantidades limitadas por dia para instituições de alta procura. Cada local pode ser visitado uma vez por ano por cada pessoa, e há um limite de dois pedidos por vez. Para fazer novas solicitações, é preciso usar os cupons já gerados.

A ideia da iniciativa é estimular as visitas a espaços culturais e o empréstimo de livros. Na primeira semana do programa, 12 mil pessoas se inscreveram na rede de bibliotecas. O programa é bancado por fundações filantrópicas e pelo Departamento de Cultura municipal.

“Algumas pessoas se sentem intimidadas pelos museus”, disse Linda Johnson, presidente da biblioteca do Brooklyn, no lançamento da iniciativa. “Elas não deveriam ficar de fora de todas as maravilhas culturais oferecidas aos moradores de Nova York.”