Nova pintura dos ônibus de São Paulo resgata desenho dos anos 1990
Depois de meses com ônibus rodando sem pintura, a SPTrans oficializou o novo padrão de cores dos coletivos da cidade de São Paulo.
O novo modelo, revelado pelo site Diário do Transporte, retoma o uso de faixas laterais, como foi usado na cidade nos anos 1990, até por volta de 2004.
Naquele ano, começou a ser adotado o padrão de oito cores diferentes, pintados na frente e na traseira dos ônibus, com a parte do meio em branco. Cada região indica uma área diferente da cidade.
As cores atuais permanecem, mas agora são expostas nas faixas e em partes da frente e da traseira, sem cobrí-las mais por completo. E a base branca dá lugar ao prata.
O logo da SPTrans, um “T” estilizado, passa a ser protagonista e aparece maior do que o nome e o brasão da cidade.
Um pequeno item amarelo será bem-vindo: alertas nas laterais de que aquele ponto pode estar fora do alcance do motorista. Lembrete importante para bicicletas e motos.
Segundo o Diário do Transporte, a adoção do novo padrão será feita aos poucos, de acordo com a renovação da frota.
No exterior, é comum que as pinturas dos ônibus sejam mantidas por décadas e se transformem em símbolos das cidades, como no caso de Londres.
No Brasil, prefeitos costumam mudar a aparência dos coletivos com frequência, especialmente perto de eleições ou quando há mudança do partido no comando municipal. O modelo adotado em São Paulo na década passada foi seguido pela adoção de padrões bastante parecidos em capitais como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília.