Cresce o número de ciclistas no centro de SP e na av. Paulista, aponta estudo

Um levantamento feito pela entidade Ciclocidade mostrou um aumento no uso da bicicleta no centro da cidade de São Paulo em relação ao ano passado.

Uma contagem feita na ciclovia da rua Libero Badaró somou 1.609 bicicletas passando ali em um dia. A média foi de cerca de 115 por hora. O número é 65% maior do que o registrado há um ano.

A avaliação também foi feita na avenida Paulista. Ali, a média foi de 228 ciclistas passando a cada hora. Ou quase 4 a cada minuto. O crescimento do uso de bikes na via foi de 51%.

A pesquisa também traçou perfis dos ciclistas nas duas ciclovias. No centro, 43% eram bicicletas de serviço, geralmente usadas para fazer entregas. Na Paulista, elas representaram 26%.

No centro, ciclistas mulheres foram apenas 5% do total. Na Paulista, 11%.

A contagem foi realizada em 27 de novembro, uma quarta-feira, na avenida Paulista e em 3 de dezembro (terça) na República, e a comparação foi feita com dados coletados em período similar do ano passado.

O estudo foi feito a pedido da Tembici, empresa que administra o serviço de empréstimo Bike Sampa, e divulgado nesta quarta-feira (18).