Tembici quer ampliar oferta de bikes elétricas e vê volta do uso para lazer
A Tembici, que opera empréstimos de bicicletas como o Bike Sampa, Bike Rio e Bike Santiago (no Chile), planeja usar os US$ 47 milhões (cerca de R$ 250 milhões) que recebeu em um investimento no início de junho para aumentar sua frota de bikes elétricas.
“Queremos expandir os projetos nas cidades em que atuamos, trazer mais bicicletas elétricas e investir em tecnologia”, diz Maurício Villar, diretor de operações (COO) da empresa.
“As bicicletas elétricas ajudam a trazer mais gente para testar a bike, e que podem passar a considerá-la como uma opção de transporte”.
O Bike Sampa fez um teste piloto com as elétricas no ano passado. O blog usou uma delas na região da avenida Paulista. Com esses veículos, fica muito mais fácil subir ladeiras e percorrer distâncias mais longas.
Um motor elétrico dá uma força extra a cada pedalada, o que reduz o esforço do usuário.
“Essas bicicletas têm um custo maior, pois o mercado delas ainda é pequeno, mas têm ganhado escala no mundo”, diz o diretor.
No início do ano, empresas de empréstimo de bicicletas e patinetes reduziram suas operações no Brasil e no mundo, pois buscavam aumentar seus lucros. A saída abrupta lançou dúvidas sobre a viabilidade desses negócios.
“Esse mercado ainda é muito novo. Na micromobilidade, ainda se vai tentar e errar algumas coisas. É natural que algumas empresas apareçam, recuem e apareçam outras”, avalia Villar.
“O mundo superando a pandemia, o setor deve voltar com mais força, com soluções que ajudem as cidades a serem mais saudáveis. Nosso próprio investimento mostra isso. Não vamos ser os únicos. Outras empresas vão ressurgir e aparecer”, projeta.
O diretor aponta que tem havido um ligeiro aumento nas viagens para lazer, nos fins de tarde, nas últimas semanas. “As pessoas estão em casa, mas buscam formas de se manter ativas e de cuidar da saúde física”, comenta.
—-
Para acompanhar as novidades de transporte e urbanismo, siga o blog no Twitter e no Linkedin. Você também pode receber avisos de novos posts por email. Cadastre-se aqui.