Mais pobres aumentam uso de carros de aplicativo na pandemia, e 99 e Uber fazem promoções

Em meio à pandemia, o uso de carros de aplicativo cresceu entre as pessoas mais pobres e diminuiu entre as mais ricas, segundo um levantamento da 99, empresa que oferece esse serviço.

Em São Paulo, por exemplo, houve alta de 32% no uso entre as pessoas na faixa dos 25% mais pobres (renda mensal de até R$ 2.612), em uma comparação feita entre os meses de fevereiro e agosto deste ano.

O movimento se repete em outras cidades. O uso entre passageiros de menor renda cresceu 38% em Belo Horizonte, 33% em Porto Alegre e 19% no Rio de Janeiro, no mesmo período, segundo dados da empresa.

Já entre os 25% mais ricos (renda mensal acima de R$ 5.225), houve queda de 42% nas viagens na capital paulista, número similar ao de cidades como Belo Horizonte e Porto Alegre.

Neste levantamento, os perfis de renda variam um pouco de acordo com as cidades. Em SP e em Porto Alegre, foram considerados na faixa de 25% mais pobres as pessoas de renda de até R$ 2.612 mensais (2,5 salários mínimos), por exemplo. Em BH, com renda de até R$ 2.090 por mês.

A decisão de usar mais os carros de aplicativo é uma forma de minimizar o risco de contágio pelo coronavírus nos deslocamentos, segundo uma pesquisa feita pela 99 com usuários de classes C e D.

Em resposta a essa mudança, a empresa lançou a modalidade 99Poupa, que dá desconto de até 30% nas viagens fora dos horários de pico. Nesta categoria, lançada no fim de agosto em São Paulo, o motorista pode demorar mais tempo para chegar até o cliente.

Motorista de aplicativos em São Paulo (Karime Xavier/Folhapress)

A expectativa da 99 é que o valor menor ajude os condutores a fazer mais viagens em momentos que ficariam parados. Com isso, aumentaria sua renda atual, embora ganhem menos por alguns trajetos.

A Uber, concorrente da 99, também oferece descontos fora dos horários de pico. A categoria, chamada Uber Promo, está disponível em São Paulo e no Rio de Janeiro.

No fim de julho, a Uber também passou a oferecer viagens de táxi por seu app na cidade de São Paulo. Em agosto, lançou um programa de descontos em troca de uma mensalidade, chamado Uber Pass.

As empresas de transporte buscam saídas para lidar com a queda nas viagens gerada pela pandemia, que gerou grande impacto em seu faturamento. Na Uber, o volume de corridas teve queda de 72% no segundo trimestre de 2020, na comparação com os primeiros três meses do ano.


Para acompanhar as novidades de transporte e urbanismo, siga o blog no Twitter e no Linkedin.