App Strava libera acesso a dados detalhados sobre como ciclistas pedalam nas ruas
O aplicativo Strava passou a disponibilizar acesso gratuito à uma ferramenta que mapeia como ciclistas, corredores e pedestres estão usando as ruas das cidades, a partir desta quarta (23).
No Strava, atletas e esportistas podem mapear as rotas que percorrem nas ruas, usando o GPS do celular. O app registra detalhes de cada trajeto, como a rota percorrida e a velocidade em cada trecho.
Os dados de todos os usuários são somados e apresentados, de forma anônima, na plataforma Strava Metro. Ela mostra quais ruas das cidades são mais usadas para pedalar e em quais rotas os ciclistas conseguem ir mais rápido, por exemplo.
O sistema também aponta quais trechos são mais usados em cada dia e horário, e se os ciclistas estão usando a bike como meio de transporte ou só pedalando por lazer.
Há, ainda, dados sobre a variação nas viagens. Segundo a empresa, a cidade de São Paulo teve alta de 39% nas atividades com bicicleta registradas no app em julho de 2020, na comparação com o mesmo mês de 2019 e de 31% em agosto, em relação ao ano anterior.
Na ciclovia da avenida Brigadeiro Faria Lima, houve alta de 248% no tráfego de bikes em julho de 2020, na mesma comparação.
No Rio de Janeiro, a alta foi ainda maior: 91% mais pedaladas em agosto. No Aterro do Flamengo, houve 277% mais viagens em julho de 2020, na comparação com julho de 2019.
Informações como essas podem ajudar os gestores a definir onde criar ciclovias, assim como avaliar se as faixas existentes estão sendo bem utilizadas. É comum que ciclistas desviem de rotas mal planejadas ou inseguras.
A plataforma Strava Metro foi criada em 2014 e cobrava uma taxa anual dos usuários. Seu conteúdo é voltado a gestores públicos, urbanistas, pesquisadores e entidades que promovem o uso da bike. O acesso pode ser solicitado nesta página.
O Strava tem 68 milhões de usuários, sendo 9 milhões no Brasil. Outras empresas de tecnologia da área de mobilidade, como Moovit e Uber, também disponibilizam dados para ajudar no planejamento urbano.
Para acompanhar as novidades de transporte e urbanismo, siga o blog no Twitter e no Linkedin.