Bike Rio terá bicicletas elétricas a partir de sábado; viagem custará R$ 3
O Bike Rio passará a emprestar bicicletas elétricas a partir deste sábado (26), em todas as regiões em que atua no Rio de Janeiro. É a primeira vez que um serviço de empréstimo de bikes elétricas em grande escala será oferecido no Brasil.
A frota inicial terá 500 veículos, disponibilizados até o fim de outubro, que ficarão nas estações nas ruas, junto com as bikes normais.
No início do projeto-piloto, as e-bikes poderão ser utilizadas sem custo extra, por parte dos assinantes do Bike Rio. A partir de 5 de outubro, o acesso será liberado a todos os usuários. O valor base será de R$ 3 a cada 15 minutos. Quem tiver planos mensais terá desconto.
A nova bike laranja é similar ao modelo em uso, mas tem um motor que reforça as pedaladas, o que ajuda a subir ladeiras e a percorrer distâncias maiores. A assistência é cortada quando a bicicleta supera 25 km/h. A bateria tem autonomia para rodar até 70 km por recarga.
No ano passado, a Tembici fez testes com bikes elétricas. O blog pedalou em uma delas em São Paulo e contou a experiência neste post.
A expectativa é que as e-bikes façam três vezes mais viagens do que os modelos tradicionais, e ajudem os usuários a percorrer trajetos mais longos.
“Entendemos que essa tecnologia vai dar mais eficiência aos deslocamentos e trazer um potencial adicional para o uso como mobilidade urbana”, comentou ao blog Tomás Martins, CEO da Tembici, empresa que opera o Bike Rio, o Bike Sampa e outros serviços similares, em parceria com o Itaú.
Por enquanto, não foram divulgadas informações sobre o lançamento das e-bikes em outras cidades atendidas pela Tembici.
A nova opção busca atrair mais ciclistas em meio à busca por novas opções de deslocamento, com menor risco de contágio por Covid-19. “Tivemos alguns meses de baixa, mas agora estamos com volume de uso quase similar ao que tínhamos em março, antes da pandemia”, conta Martins.
Várias metrópoles do exterior, como Madri e Lisboa, oferecem bicicletas elétricas para empréstimo em estações nas ruas há alguns anos. Paris, por exemplo, tem apostado forte nessa opção para estimular os deslocamentos por pedal. Além de empréstimo, há subsídios para os parisienses que queiram comprar um modelo do tipo.