Tembici arrecada doações para custear empréstimo de bikes a moradores pobres de Recife

A Tembici lança nesta semana um projeto de doação de viagens de bicicletas no serviço Bike PE, que atende Recife, Olinda e arredores.

As contribuições podem ser feitas por meio de um site ou pelo aplicativo. Cada viagem custa R$ 3,40 para quem doa. A cada quatro doações, a Tembici se compromete a dobrar o valor e, com isso, custear um plano mensal para uma pessoa, cujo preço normal é de R$ 29,90 mensais.

Os beneficiados serão pessoas pobres atendidas pela Cufa (Central Única das Favelas) em Pernambuco. O plano mensal dá direito a viagens grátis de bicicleta de até 60 minutos, de segunda a sábado, e de até 120 minutos aos domingos e feriados.

A opção para doar aparecerá ao final de cada viagem. Apenas usuários cadastrados no serviço Bike Itaú podem colaborar.

“Enxergamos potencial para que ele seja estendido para todas as demais praças do Bike Itaú”, comenta Carolina Rivas, diretora de relacionamento da Tembici.

A empresa opera empréstimos de bicicleta, com patrocínio do Itaú nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife, Salvador e Santiago (Chile).

Uma das queixas sobre estes serviços, no entanto, é que eles costumam ficar restritos às áreas centrais das cidades, sem atender as periferias. Alguns testes foram feitos nos últimos anos, com modelos diferentes de empréstimo em áreas mais pobres, mas as iniciativas não prosperaram.