Número de pessoas caminhando ao ar livre triplicou em 2020, diz Strava
No ano marcado pela pandemia, com academias fechadas, as atividades esportivas ao ar livre tiveram fortes altas em várias partes do mundo, mostram dados do aplicativo Strava, usado para registrar exercícios.
O levantamento Year in Sport, feito pelo app e divulgado nesta quarta (16), mostra que o total de caminhadas ao ar livre foi três vezes maior nos meses de abril a junho de 2020, na comparação com 2019.
No mesmo período, a prática de corrida ao ar livre cresceu 1,9 vezes, e a de pedalar, 1,8 vezes.
Os dados se referem às atividades de 73 milhões de usuários cadastrados em todo o mundo, sendo 9 milhões deles no Brasil.
A pesquisa também mostrou a variação de atividades ao ar livre por países, nos primeiros meses da pandemia. No Brasil, o total de registros entre março e maio, no começo da crise sanitária, ficou 5% acima das projeções feitas pelo Strava, que se baseavam no crescimento médio registrado antes da pandemia.
O índice brasileiro é bem menor do que os de países como Reino Unido (82% acima do esperado), Alemanha (45%) e Estados Unidos (28%).
Já em paises com lockdowns severos no primeiro semestre, como Espanha e Itália, as atividades ao ar livre tiveram volume 60% abaixo do previsto no auge das restrições, mas o número se recuperou e superou a expectativa nos meses seguintes.
Em meio à pandemia, várias cidades do mundo, como Paris, Los Angeles e Bogotá, ampliaram espaços nas ruas para pedestres e ciclistas praticarem esporte e se deslocarem com mais segurança. Muitas delas pretendem tornar estas mudanças permanentes.
A presença de mais gente buscando áreas ao ar livre demandará um rearranjo urbano, cuja saída mais fácil é a redução do espaço público destinado aos carros.