Fechamento de estacionamentos atrasa expansão de aluguel de carros por app, diz CEO da Turbi
A Turbi, empresa que aluga carros por aplicativo em São Paulo, planejava chegar a 5.000 veículos na frota até o fim de 2020. Conseguiu atingir 1.700, o que fez a empresa aumentar quatro vezes a sua receita no ano passado.
Diego Lira, CEO da startup, conta que a falta de automóveis novos no mercado e o fechamento de estacionamentos dificultaram a expansão.
A Turbi deixa os veículos em dezenas de pontos de empréstimo, como estacionamentos privados e shoppings. O cliente baixa um app, faz o cadastro e usa o próprio celular para alugar e abrir os carros, sem falar com ninguém. Os empréstimos custam a partir de R$ 10 por hora, mais R$ 0,50 por km rodado, com seguro incluído. Há descontos ao alugar por mais de 12 horas, e toda a frota tem câmbio automático.
“Muitos estacionamentos, que dependiam do fluxo comercial, quebraram porque não tinham capital de giro. E outros reduziram o número de vagas”, conta Lira, ao blog.
A expansão da rede é feita a partir dos dados de empréstimos por bairro. “A gente vai acompanhando o número de sessões por região, o que indica que precisa de mais carro em tal bairro, por exemplo. Mas chegamos em um momento em que quase todos os bairros precisavam de mais veículos”, comenta Lira.
O serviço soma quase 1 milhão de pessoas cadastradas. Em finais de semana nos últimos meses de 2020, houve dias em que praticamente toda a frota de São Paulo estava em uso, como atestou o blog. Naqueles dias, os usuários que decidiram pegar o carro de forma imediata ficaram na mão. É possível reservar com antecedência, mas desde que o cliente pegue um pacote para mais de 24 horas de aluguel.
Lira conta que houve mudanças no uso dos veículos por causa da pandemia, como uma alta nos empréstimos de curta duração, para tarefas como ir ao mercado. De outro lado, também cresceram as viagens longas, inclusive rumo a outros estados. “Para evitar contato com outras pessoas, ao pegar Uber ou avião, muita gente passou a preferir nosso serviço”, diz Lira.
A empresa segue com planos de chegar a outras cidades do Brasil. Curitiba, Brasília e Belo Horizonte estão entre as opções analisadas.
O blog testou o serviço da Turbi e fez um relato da experiência, em 2019. Desde então, algumas regras mudaram, como ter mais tempo para chegar até o veículo e a possibilidade de reserva antecipada. O serviço é interessante para quem usa o carro eventualmente e tem pontos de empréstimo por perto. No entanto, não há garantia de que haverá automóveis disponíveis sempre que necessário.