Lime lança empréstimo de patinetes via celular que não exige instalação de app

A Lime, que empresta patinetes e bicicletas elétricas em várias cidades do mundo, lançou uma nova função, na qual o usuário pode liberar o veículo apenas escaneando um QR code, sem precisar instalar um aplicativo.

Ao escanear o código, o celular ativa uma função chamada de app clip ou instant app, que abre uma tela de pagamento, via Apple Pay ou Google Pay e, em seguida, libera o empréstimo.

Na prática, o usuário baixa uma espécie de mini-app, que é deletado automaticamente do aparelho após o uso, e tem 10% do tamanho de um aplicativo normal.

Telas do empréstimo feito com uso de clip app (Divulgação)

Lançada no fim de março, a função facilita o acesso aos veículos, ao não exigir um longo cadastro que toma vários minutos. Outra vantagem é liberar espaço na memória dos aparelhos, questão sensível em modelos mais simples. No entanto, muitos celulares antigos não possuem esta função.

A Lime deixou de atuar no Brasil e em outras partes da América Latina no começo de 2020, mas segue presente em dezenas de cidades dos Estados Unidos e da Europa. Após encolher sua operação no ano passado, a empresa, que tem parceria com a Uber, lançou recentemente um serviço de empréstimo de motos elétricas, em Washington.